Como transformar sonhos em realidade

Eu tinha acabado de completar 21 anos de idade. Eu estava terminando um trabalho missionário em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, nordeste do Brasil. A expectativa era de reiniciar os estudos, conseguir um trabalho, encontrar uma moça bonita, casar e formar uma família. Eu tinha muitos sonhos!

O nosso presidente da missão, um empresário bem-sucedido, era um homem muito animado e positivo. Ele nos ensinou muitas coisas sobre atingir metas e realizar sonhos. Um pouco antes de eu voltar para casa, ele nos deu um treinamento no qual explicou sobre o “Palco Iluminado”, que é um método muito simples e barato que pode nos ajudar a transformar sonhos em realidade. Eu fiquei muito animado com aquilo!

O que é o palco iluminado? Você pega uma cartolina e coloca imagens de tudo aquilo que você deseja para a sua vida. Pode ser qualquer coisa que você deseje, possível ou mesmo impossível, tem que ser um representação visual sincera do que está em sua mente e em seu coração. Não imponha limites. Não importa se você não tem dinheiro hoje para realizar seus sonhos, isso realmente não importa, no devido tempo os meios virão. Se algo existe, pode ser alcançado.

Você pode colocar essa cartolina em uma moldura e deixar na parede como se fosse um quadro. O objetivo é visualizar constantemente e sonhar com aquelas coisas que você representou com imagens. Não se preocupe com o tempo. Algumas coisas podem acontecer bem rápido, outras podem demorar anos. O importante é manter a fé e continuar sonhando.

Eu sempre fui um tipo de pessoa que acredita em milagres, em pensamento positivo, que Deus existe e que ele responde às nossas orações. Eu prefiro acreditar para ver se dá certo do que não acreditar para evitar a decepção. Não custa tentar, não é mesmo?

Lá fui eu fazer o meu palco iluminado! Coloquei imagens de tudo o que poderia ser importante para mim. Onde vou trabalhar? Coloquei uma logomarca da Nestlé. (Detalhe: não havia uma fábrica da Nestlé na minha cidade, eu nunca nem havia passado na frente de uma.) Quando vou me casar? Coloquei um convite de casamento de um amigo meu para representar essa ideia. Coloquei outras imagens que representavam morar nos Estados Unidos, na Europa, etc.

Meu Palco Iluminado ficou mais ou menos assim:

Palco Iluminado

Deu certo?

Dois anos se passaram e depois de várias tentativas frustradas encontrei uma linda moça que combinava em tudo comigo. Eu nunca a havia visto antes, ela morava em outra cidade e o nosso encontro foi como um milagre inesperado. Ela era a pessoa certa para eu me casar, ela é uma pessoa especial que foi enviada por Deus para me ajudar em todas as coisas. Juntos formamos uma família muito feliz e temos 3 filhos maravilhosos.

Quando eu me casei eu não tinha um emprego. De fato, eu só consegui um trabalho depois de 3 meses. Acho que poucas pessoas tem o privilégio de ter uma lua de mel de 3 meses! Aqueles eram tempos muito difíceis e nenhum empregador entendia por que eu passei 2 anos da minha vida fazendo um trabalho missionário não remunerado. Enfim, optamos por fazer tudo certo, acreditando que Deus nos ajudaria e fomos assim abençoados com muitas oportunidades.

Um ano após nosso casamento fomos morar nos Estados Unidos. Quando cheguei lá, meu primeiro emprego foi em uma fábrica de mesas e cadeiras, era um trabalho muito difícil e pesado, mas dava para pagar as contas e eu era grato por ele. Eu trabalhava para uma agência de empregos e certo dia o gerente dessa agência me perguntou: “Ricardo, a Nestlé está contratando. Você quer trabalhar lá?” Eu aceitei imediatamente.

Lembrei então do meu palco iluminado. Que incrível! Me convidaram para trabalhar na Nestlé. Eu nem sequer apliquei para trabalhar lá. Eu entrei como temporário, fui efetivado e permaneci lá por vários anos.

Outras coisas também aconteceram conforme eu havia colocado no palco iluminado, como cruzar os Estados Unidos de leste a oeste e conhecer todos os lugares históricos da Igreja de Jesus Cristo, o que era um sonho que eu tinha desde criança. Fiz isso com minha esposa e três filhos ainda pequenos. Foi maravilhoso! Tudo aconteceu de repente, sem qualquer planejamento, quando meu irmão me convidou para visitá-lo em Nova Iorque, pois ele estava lá fazendo um trabalho temporário.

E sobre a Europa? Bem, depois de 20 anos eu fui morar na Europa. Eu tentei antes, mas não deu certo. Mas de repente deu tudo certo e hoje eu estou aqui vivendo essa experiência em Londres.

Vale a pena fazer um palco iluminado? Vale a pena sim! Tudo o que você visualizar vai acontecer? Bem, nem sempre exatamente, não se sabe também “quando” o que você deseja irá acontecer. Recentemente eu visualizei muito mudar para o Canadá, no fim deu tudo errado com esse plano e acabei parando no Reino Unido de uma forma incrivelmente rápida, bem, isso inclusive era o que eu havia visualizado muito tempo atrás. Tem que ser um pouco flexível com o que Deus vai nos dar.

Uma outra coisa que eu percebi é que as coisas não caem do céu assim pura e simplesmente. Seria magnífico você colocar algumas gravuras no papel, cruzar os braços e no outro dia ver tudo acontecendo sem nenhum esforço. Tem que colocar muito esforço, tem que haver sacrifício, fé, oração, tem que correr atrás, tem tentativa e erro, tem tristezas e alegrias, tem fracassos e sucessos. Mas a representação visual é um elemento muito importante na realização dos sonhos, pois é um lembrete constante das coisas que você mais deseja. Funciona como uma forma de manter a chama viva dentro de você.

Russell M. Nelson ensinou:

“O Senhor gosta de esforço. A lição é que trabalhamos e trabalhamos e fazemos tudo o que podemos, e, finalmente, não abrimos as portas, o Senhor abre as portas.1 O Senhor ama o esforço porque o esforço traz recompensas que não viriam de outra forma. É preciso esforço, muito trabalho, muito estudo, e nunca acaba. Isso é bom! É bom porque assim estamos sempre progredindo. Mesmo na vida futura vamos continuar a progredir.2

Uma conclusão é certa: é melhor sonhar algo do que não sonhar nada. É melhor esperar algo do que não esperar nada. Quem busca, encontra. Ao que bate, será aberto. Sonhar é GRÁTIS!

Para encerrar, nada melhor do que ponderar sobre as sábias palavras de James Allen:

“Sonhe sonhos elevados, e assim como você sonha, assim você se tornará. Sua visão é a promessa daquilo que um dia você será. Seu ideal é a profecia daquilo que você por fim irá revelar.

A maior de todas as realizações foi no princípio e por algum tempo um sonho. O carvalho dorme em sua semente; o pássaro espera dentro do ovo; e na visão mais alta da alma um anjo move-se em seu despertar. Os sonhos são os brotos das realidades.

Suas circunstâncias podem ser incompatíveis, mas elas não permanecerão assim por muito tempo se você simplesmente descobrir um ideal e lutar por alcançá-lo. Você não pode viajar por dentro e permanecer parado por fora.”3

Referências

  1. Quem é Russell M. Nelson? Um homem de coração, compaixão e fé
  2. Um chamado particularmente nobre
  3. Visões e Ideais
0

Deixe um comentário