Pensamento e Propósito

Até que o pensamento esteja ligado com o propósito não existe nenhuma realização inteligente. A maioria das pessoas permite que o barco do pensamento “seja levado pela corrente” sobre o oceano da vida. A falta de propósito é um vício, e tal deriva não deve continuar para aquele que deseja estar longe da catástrofe e destruição.

Aqueles que não têm nenhum propósito central em suas vidas tornam-se presas fáceis de preocupações, temores, aborrecimentos e autopiedade, todos eles são indicações de fraqueza, que levam, tão seguramente como pecados deliberadamente planejados (embora por uma rota diferente), ao fracasso, tristeza, e perda, porque a fraqueza não pode persistir em um universo de poder constante.

Um homem deve conceber de um propósito legítimo em seu coração e se dispor a alcançá-lo. Ele deve fazer desse propósito o ponto central de seus pensamentos. Poderá ter a forma de um ideal espiritual, ou poderá ser um objeto material, isso de acordo com a sua natureza e o presente momento. Mas seja lá o que for, ele deve focalizar firmemente suas forças do pensamento sobre o objetivo que ele colocou diante dele. Ele deve fazer desse propósito seu dever supremo e deve devotar-se à sua realização, não permitindo que seus pensamentos vaguem em meio a fantasias efêmeras, anseios e imaginações. Essa é a estrada imperial que leva ao autocontrole e verdadeira concentração de pensamento. Mesmo se ele falhar repetidas vezes em atingir seu propósito (o que ele necessariamente irá até que a fraqueza seja sobrepujada), a força de caráter adquirida será a medida de seu verdadeiro sucesso, e isso formará um novo ponto de partida para futuro poder e triunfo.

Aqueles que não estão preparados para a apreensão de um grande propósito, devem fixar seus pensamentos sobre a execução perfeita do seu dever, não importando quão insignificante sua tarefa possa parecer. Somente dessa maneira os pensamentos podem ser reunidos e focalizados, e resolução e energia desenvolvidos, o que sendo feito, não existe nada que não possa ser realizado.

A alma mais fraca, conhecendo sua própria fraqueza, e acreditando nessa verdade – que força pode somente ser desenvolvida através de esforço e prática, irá de uma vez começar a exercitar-se, e adicionando esforço a esforço, paciência a paciência, e força a força, jamais cessará de se desenvolver, e irá finalmente crescer divinamente forte.

Assim como o homem fraco fisicamente pode tornar-se forte através de treinamento diligente e paciente, da mesma forma o homem de pensamentos fracos pode torná-los fortes através de exercitar-se em pensar retamente.

Eliminar a falta de propósito e fraqueza, e começar a pensar com propósito, significa entrar para o rank daqueles fortes que somente reconhecem o fracasso como um dos caminhos para a realização; que tornam todas as condições como seus servos e que pensam vigorosamente, empreendem destemidamente e alcançam com mestria.

Tendo concebido do seu propósito, um homem deve mentalmente traçar um caminho reto para a sua realização, não olhando para a direita nem para a esquerda. Dúvidas e temores devem ser rigorosamente excluídos; eles são os elementos desintegradores que destroem a linha reta do esforço, tornando-a torta, ineficaz, inútil. Pensamentos de dúvida e temor nunca realizam nada e jamais podem. Eles sempre levam ao fracasso. Propósito, energia, poder para fazer e todos os pensamentos vigorosos cessam quando a dúvida e o temor tomam conta.

A vontade de fazer brota do conhecimento de que podemos fazer. Dúvida e temor são os grandes inimigos do conhecimento e quem os encoraja, que não os mata, frustra-se a cada passo.

Aquele que conquistou a dúvida e o temor venceu o fracasso. Cada pensamento seu está aliado com poder, e todas as dificuldades são bravamente enfrentadas e sabiamente sobrepujadas. Seus propósitos são plantados na hora certa, e eles florescem e dão fruto que não cai prematuramente no solo.

Pensamento aliado destemidamente com propósito torna-se força criativa. Quem sabe isso está pronto para tornar-se algo muito mais alto e mais forte do que apenas um mero punhado de pensamentos oscilantes e sensações flutuantes. Quem faz isso torna-se o controlador consciente e inteligente de seus poderes mentais.


Introdução
Prefácio
Pensamento e Caráter
Efeito do Pensamento Sobre as Circunstâncias
Efeito do Pensamento Sobre a Saúde e o Corpo
Pensamento e Propósito
O Fator-Pensamento na Realização
Visões e Ideais
Serenidade


0

Deixe um comentário